terça-feira, 14 de abril de 2020

ESTUDAR EM TEMPO DE PANDEMIA - Organize uma rotina que inclua estudo e lazer


  • Em conjunto com a criança/adolescente construam um horário semanal que inclua tempos dedicados ao estudo, lazer, relaxamento e redes sociais. Assim como tempos para estudo autónomo e outros em que possa dar à criança/adolescente o seu apoio ou mobilizar o apoio de colegas e professores. E os fins de semana devem ser dedicados, sobretudo ao descanso e às actividades de lazer.
  • É fundamental incluir e respeitar momentos de pausa, de “intervalo”. A nossa capacidade de concentração é limitada, por isso os momentos de estudo devem ser intercalados com momentos de descontracção, que ajudem também a motivar a criança/adolescente para o momento de estudo seguinte. Deixe a criança/adolescente escolher a actividade de lazer que quer realizar e/ou preparem uma “tômbola” de actividades para usar nessa ocasião.
  • O estudo deve ser enquadrado na rotina e necessidades de cada família. O que resulta com outras famílias/pais/cuidadores/crianças/ adolescentes pode não funcionar no seu caso. Tente encontrar o que se adequa melhor às vossas características e funcionamento. Haverá dias e horas mais produtivas, outras menos. Não procure a perfeição, procure fazer o melhor que conseguir num dado momento.
  • Se for necessário ajuste os planos, seja honesto, transparente, directo, e faça-o em conjunto com as crianças e adolescentes, para que entendam a lógica por trás da decisão, participando e envolvendo-se na definição e no cumprimento do plano.
  • Sempre que possível, diferencie a zona de estudo da zona de lazer, procurando que a criança/adolescente tenha um espaço especificamente dedicado ao estudo. O espaço de trabalho deve ter uma mesa e uma cadeira (o sofá deve ser reservados para os momentos de lazer e a cama para o período de sono), ser bem iluminado, confortável e ter acesso à internet (sempre que o estudo envolva a realização de pesquisas online ou assistir a aulas online ou a realizar trabalhar em grupo). Fale com a criança/adolescente sobre a importância de limpar, organizar e arrumar o seu espaço de estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário