sábado, 29 de outubro de 2016

Conteúdo da formação "Planificação e Desenvolvimento do Currículo – Percursos Alternativos para Crianças/Adolescentes com Dificuldades de Aprendizagem"

  • Modelos pedagógicos, Escola Inclusiva, Percursos alternativos, conceitos e princípios.
  • Desenvolvimento do Currículo, programa e programação conceitos e princípios.
  • Condições de implantação da escola inclusiva – potencialidades e dificuldades.
  • Planeamento educativo e estratégias na perspectiva da escola inclusiva.
  • Currículos alternativos, seus fundamentos e condições de aplicabilidade.
  • Mudança de práticas e educação inclusiva – da necessidade, da urgência e das dificuldades; diversificação e diferenciação das práticas; reflexão sobre as práticas.
  • O papel e os efeitos do clima educativo – condições de instauração de um clima positivo.
  • Abordagem funcional na escola regular: planeamento educativo e definição de estratégias.
  • Projetos e dinâmicas interventivas na escola inclusiva – design e procedimentos.
  • Planificação, desenvolvimento curricular e avaliação – objetivos, competências e desempenhos; meios e materiais de ensino e de avaliação; feedback ao aluno e a sua auto-avaliação.
  • Dificuldades de Aprendizagem e metodologias de aprendizagem cooperativa: atividades de grupo e implementação.

Sem comentários:

Enviar um comentário