quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher


No dia 25 de Novembro assinala-se em Portugal e no mundo o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.
Todos os dias, inúmeras mulheres e raparigas são vítimas de algum tipo de violência. Muitas vezes, estão privadas dos seus direitos e não conseguem aceder ao apoio de que necessitam para ultrapassar o impacto que a violência teve nas suas vidas.
Evitar a violência contra a mulher está em nossas mãos. Devemos saber reconhecer qualquer tipo de situação que nos atinja e interrompê-la a tempo.
Não existe apenas um tipo de violência contra a mulher. A violência e o abuso podem acontecer em várias situações e em diferentes ocasiões. Em relação à maneira de realização da violência vamos agora listar e esclarecer sobre as mais frequentes.
Violência física: esse pode ser o tipo de violência mais evidente, pois deixa marcas externas. Esse tipo de violência está relacionado a qualquer dano e sofrimento físico da mulher causado por outra pessoa. Muita das vezes a vítima tenta disfarçar as marcas e para tal veste roupas com mangas anda sempre tapada e quando não há como esconder inventa uma história para justificar as marcas.
Violência psicológica: ocorre principalmente quando as mulheres são humilhadas e tentam disfarçar como se não tivesse acontecido nada. Embora essa situação muitas vezes passe “despercebida”, pode causar baixa auto-estima e problemas psicológicos como depressões crises de ansiedade e até ideias suicidas.
Violência sexual: esse tipo de violência inclui tudo o que houve antes do ato sexual em si quando este acontece por meio de agressão e sem o consentimento da mulher.
Violência simbólica: esse é um dos tipos de violência mais naturalizado/banalizado porque pode ser observado no dia a dia. São principalmente todas as mensagens, ícones, publicidade e, até mesmo, as letras das músicas que desvalorizam as mulheres. Por exemplo, quando destacam a mulher como fraca e delicada.
Na sequência do referido anteriormente importa que:
- Se identifiquem os atos de violência;
- Que não se banalize os atos de violência;
- Que quem seja vitima de violência procure ajuda;
- que quem conheça situações de maus-tratos as denuncie.

Sem comentários:

Enviar um comentário