sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Dia Mundial do Combate à SIDA

O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é comemorado a nível mundial no dia 1 de dezembro.
Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente.

O que o VIH faz destrói as células que defendem o organismo, faz com que as pessoas fiquem mais fracas e sensíveis a outras doenças muito graves (como a tuberculose, a pneumonia ou o cancro). Este vírus evolui de forma diferente de pessoa para pessoa.

Uma pessoa pode ficar infetada com o VIH através de relações sexuais, por contacto com sangue infetado através da partilha do uso de objetos cortantes e seringas, ou pode passar de mãe para filho durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.

A transmissão pelo VIH pode ser facilitada entre os utilizadores de drogas e os seus parceiros sexuais, se o consumidor for estimulado sexualmente ou desinibido pelas drogas. Os utilizadores quando estão sobre efeito da droga perdem boa parte da sua capacidade de julgamento e com facilidade expõe se a comportamentos de risco como o sexo desprotegido e a partilha de objetos cortantes.

Ainda não foi descoberta uma cura para a infeção com o VIH mas existem já medicamentos para prevenir que o vírus seja contraído e tratamentos (chamados anti-retrovirais) que permitem que a SIDA não avance durante algum tempo.

Há cuidados que todos nós devemos ter para prevenir a SIDA: evitar entrar em contacto com o sangue de outras pessoas (ter especial cuidado com seringas, corta-unhas, escovas de dentes e outros objetos de higiene pessoal) e, no caso das pessoas com a vida sexual ativa, usar sempre preservativo durante as relações sexuais mesmo que esteja numa relação monogâmica a bastante tempo.

É importante ressaltar que o vírus não escolhe raça, sexo, idade, status social, nível de escolaridade, orientação sexual, qualquer pessoa que não se previna esta sujeito a infetar se e que a exposição ao risco não precisa ser continua uma e única vez é suficiente.

Para saber o seu estado pode pedir ao seu médico de família ou médico assistente que prescreva o exame. Outra opção passa por fazer o teste (anónimo, confidencial e gratuito) num CAD - Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA.

Nalguns locais (unidades móveis de saúde, instalações de ONGs, alguns serviços de saúde) poderá fazer os chamados testes rápidos. Para evitar resultados falsos-negativos estes testes são extremamente sensíveis; por esse motivo, caso sejam reativos, deverá sempre seguir-se um teste por colheita e análise de sangue nos locais acima referidos.

O diagnóstico de infeção por VIH pode provocar um conjunto de emoções com as quais pode ser difícil lidar: ansiedade, negação, depressão, medo da morte do estigma. O apoio psicológico e aconselhamento é, assim, fundamental para garantir o bem-estar dos seropositivos.


Links



quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher


No dia 25 de Novembro assinala-se em Portugal e no mundo o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.
Todos os dias, inúmeras mulheres e raparigas são vítimas de algum tipo de violência. Muitas vezes, estão privadas dos seus direitos e não conseguem aceder ao apoio de que necessitam para ultrapassar o impacto que a violência teve nas suas vidas.
Evitar a violência contra a mulher está em nossas mãos. Devemos saber reconhecer qualquer tipo de situação que nos atinja e interrompê-la a tempo.
Não existe apenas um tipo de violência contra a mulher. A violência e o abuso podem acontecer em várias situações e em diferentes ocasiões. Em relação à maneira de realização da violência vamos agora listar e esclarecer sobre as mais frequentes.
Violência física: esse pode ser o tipo de violência mais evidente, pois deixa marcas externas. Esse tipo de violência está relacionado a qualquer dano e sofrimento físico da mulher causado por outra pessoa. Muita das vezes a vítima tenta disfarçar as marcas e para tal veste roupas com mangas anda sempre tapada e quando não há como esconder inventa uma história para justificar as marcas.
Violência psicológica: ocorre principalmente quando as mulheres são humilhadas e tentam disfarçar como se não tivesse acontecido nada. Embora essa situação muitas vezes passe “despercebida”, pode causar baixa auto-estima e problemas psicológicos como depressões crises de ansiedade e até ideias suicidas.
Violência sexual: esse tipo de violência inclui tudo o que houve antes do ato sexual em si quando este acontece por meio de agressão e sem o consentimento da mulher.
Violência simbólica: esse é um dos tipos de violência mais naturalizado/banalizado porque pode ser observado no dia a dia. São principalmente todas as mensagens, ícones, publicidade e, até mesmo, as letras das músicas que desvalorizam as mulheres. Por exemplo, quando destacam a mulher como fraca e delicada.
Na sequência do referido anteriormente importa que:
- Se identifiquem os atos de violência;
- Que não se banalize os atos de violência;
- Que quem seja vitima de violência procure ajuda;
- que quem conheça situações de maus-tratos as denuncie.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa


O objetivo deste dia é promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas.


A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais, sendo a sua receção visual. Esta linguagem possui um vocabulário especial e uma gramática própria.
Há alguns aspetos extremamente importantes que todos saibamos sobre a LGP.
Portugal foi o 6º país do mundo a reconhecer uma língua gestual nacional. Desde 15 de novembro de 1997 que a Constituição da República reconhece a Língua Gestual Portuguesa (data quem se assinala o dia nacional desta língua).
Língua e nunca linguagem: não existem linguagens gestuais, mas sim línguas gestuais. Linguagem pode entender-se como um qualquer sistema de símbolos ou objetos constituídos.
A origem sueca: a LGP tem como língua mãe a Língua Gestual Sueca e não deriva, como muitos acreditam, do idioma oral de Portugal.
A sintaxe da LGP: a LGP tem uma estrutura bem diferente do português. A ordem básica das frases divide-se em SOV (sujeito-objecto-verbo), OSV (objecto-sujeito-verbo). Em português seria o equivalente a dizer: Eu casa vou/ Casa eu vou. Em LGP, as interrogativas, declarativas ou exclamativas identificam-se com.
Cada país com a sua língua: muitos acreditam que a língua gestual é universal. Errado. Cada país tem a sua língua gestual, emergente da comunidade e mutante com o tempo. Em Portugal, como noutros países, nota-se ainda a existência de diversos regionalismos.
Surdo-mudo não existe: é ainda um erro comum chamar-se surdo-mudo a um surdo. Além de ser pejorativo, é errado: uma pessoa surda apresenta uma perda auditiva, mas tem cordas vocais.
No tocante às discussões sobre conforto linguístico e participação social, há a necessidade de se instaurar uma política linguística de inclusão educacional e social efetiva e de respeito à comunidade surda, que deve ser pensada com ações afirmativas do Estado, de modo a orientar a sociedade civil de como se organizar para proporcionar a inclusão efetiva dos surdos, sem que, apenas eles, tenham que se adaptar a um ambiente linguístico que não lhes é natural.
Segue um vídeo com alguns palavras básicas de cortesia em LGP, se se interessa por aprender esta língua e desenvolver a capacidade de interação for um interesse teu, o primeiro link abaixo do vídeo é de um curso online da LGP.

Links:


sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Experiência Pedagógica e Vocacional no Instituto Superior de Engenharia do Algarve

Caros leitores,
na sequência de anos anteriores este ano está a decorrer mais uma vez um projeto que visa dar aos alunos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa um conhecimento do ensino Superior numa vertente pedagógica e de exploração vocacional.

Este ano ano aumentou o número de cursos envolvidos relativamente ao ano transato, estando envolvidos para além das das turmas de técnico auxiliar de saúde, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas, Técnico de Proteção Civil, participam ainda os alunos de 3.º ano de Restaurante Bar, de Salvamento em Meio Aquático e Cozinha e Pastelaria.

A atividade irá decorrer até ao fim do mês de janeiro.