quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pedagogia versus Saúde

Caros leitores,

passados 140 anos após o nascimento de Montessori, verificamos que muitas das dificuldade que ela observou na sua prática diária ainda se verificam hoje em dia.

Montessori era uma médica que dedicou os seus estudos às crianças consideradas dementes.

"As ruas de Roma estavam repletas de vagabundos muitos dos quais eram vistos como loucos. A intuição clínica de Montessori, contudo, indicou que a dificuldade poderia não ser uma insanidade do foro médico. Uma observação cuidada destas crianças foi-lhe criando gradualmente a convicção de que os problemas experimentados pelas crianças perdidas não eram médicos, mas antes pedagógicos. (...) Para Montessori, o desenvolvimento envolvia um meio ambiente ajustado, constituido por uma aprendizagem repetitiva e por materiais multi-sensoriais, bem como pela espontaneidade e empatia."
Retirado do livro "Psicologia Educacional" da McGrawHill

Algumas frases de Montessori:
- A primeira idéia que uma criança precisa ter é a da diferença entre bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a actividade. (http://www.ronaud.com/frases-pensamentos-citacoes-de/maria-montessori)

- A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir” (http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/maria-montessori-307444.shtml)

- A primeira ideia que uma criança deve adquirir para ser disciplinada é a diferença entre o bem e o mal; cabe ao educador fazer com que a criança não confunda o bem com imobilidade, e o mal com a actividade. (http://womenshistory.about.com/od/quotes/a/montessori.htm)

- Adulto que olhar para uma criança como algo vazio que terá que ser preenchido com os seus esforços, como algo inerte e desamparado pelo qual terá que ser feito tudo, como algo que necessite de um guia interior e que constantemente necessite de uma orientação... Um adulto que age desta forma, mesmo que esteja convencido que está cheio de zelo, amor e espírito de sacrifício em nome do seu filho, inconscientemente, suprime o desenvolvimento da personalidade da criança. (http://womenshistory.about.com/od/quotes/a/montessori.htm)

Apesar da realidade do início de Séc. XX ser muito diferente da actual, para muitos de nós que trabalhamos diariamente com as crianças verificamos que é extremamente difícil motivar alguns alunos para as tarefas, que não existe nos alunos uma concepção do correcto e do incorrecto (bem versus mal) e que actualmente todos tentam dar à criança o mais que podem no sentido de ela interiorizar o máximo de informação para se tornar um homem ou uma mulher muito competentes, não se encontrando o meio termo tão desejado para um correcto desenvolvimento da criança.

Muito mais haveria para escrever, porém o "post" já vai longo.

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