terça-feira, 26 de setembro de 2023

Funcionamento Executivo e a Leitura. Do aprender a ler ao ler para aprender

Texto traduzido da publicação PsychologyToday, de autoria de Mara Wood


Ler envolve a habilidade de descodificar palavras escritas em significado. O primeiro passo, a descodificação, é o processo de ensinar às crianças como associar símbolos aos sons. em termos leigos, isso é "aprender a ler".

A compreensão de palavras e sons é o próximo passo e envolve diversos processos cognitivos e linguísticos trabalhando em harmonia. Esses processos trabalham juntos para ajudar a “ler para aprender”. Um desses processos cognitivos é chamado de funcionamento executivo.

O que são funções executivas?

As funções executivas foram descritas de diversas maneiras e os pesquisadores ainda não chegaram a um acordo sobre uma definição formal. As primeiras concepções de funções executivas as descrevem como um sistema executivo central que supervisiona outras habilidades (Baddeley & Hitch, 1974; Juardo & Rosselli, 2007). A maioria dos psicólogos concorda que as funções executivas envolvem planeamento, raciocínio, organização, autorregulação, habilidades de atenção e memória de trabalho (Juardo & Rosselli, 2007).

Como as funções executivas nos influenciam?

As funções executivas usam múltiplas áreas do cérebro conectadas por meio de caminhos que se desenvolvem desde o pré-natal até a idade adulta (Center on the Development Child, 2012). As áreas envolvidas no funcionamento executivo vão desde os lobos frontais até estruturas subcorticais (Kolb & Whishaw, 2021). O desenvolvimento do funcionamento executivo reflete a mielinização dos lobos frontais do cérebro.

Por exemplo, as crianças aprendem a regular a sua atenção e a planear as suas ações nos anos pré-escolares (Baron, 2018). As crianças pequenas podem planear como resolver problemas simples (como conseguir um brinquedo fora do alcance). O desenvolvimento das funções executivas na pré-escola pode prever habilidades posteriores de matemática e leitura nas crianças (Blair & Razza, 2007).

O funcionamento executivo também influencia o desenvolvimento social e comportamental em crianças pequenas. O funcionamento executivo é uma área de intervenção precoce que pode impactar uma criança a longo prazo no domínio académico, social e comportamental (Center on the Development Child, 2012).

Como as funções executivas estão relacionadas à compreensão da leitura?

O funcionamento executivo e a compreensão da leitura podem ser conceituados em três componentes (Chang, 2020):

·         Flexibilidade cognitiva, ou nossa capacidade de alternar entre compreender as palavras que lemos e fazer conexões entre as palavras, outros textos e nossas experiências vividas.

·         Memória de trabalho ou nossa capacidade de reter uma pequena quantidade de informações para tarefas contínuas.

·         Controle inibitório, ou nossa capacidade de regular nossa atenção e comportamento para tarefas relevantes e suprimir respostas previamente aprendidas; na leitura, esta é a habilidade que usamos para suprimir significados de palavras incongruentes e/ou conexões irrelevantes com o texto.

Essas três habilidades de funcionamento executivo trabalham juntas para apoiar a compreensão da leitura. Há evidências emergentes de que o desenvolvimento de habilidades de funcionamento executivo é um pré-requisito importante para a compreensão da leitura (Spencer et al., 2020). A compreensão da leitura é preditiva do funcionamento acadêmico geral de uma criança (Hernandez, 2011).

As pessoas que têm dificuldade para ler palavras individuais geralmente apresentam uma perturbação de aprendizagem específica na leitura (dislexia). Os leitores disléxicos utilizam muito esforço mental para ler palavras que eventualmente se tornam automáticas para os leitores típicos. Num leitor típico, uma região do lobo occipital-temporal está ativa durante a leitura. Para muitos leitores disléxicos, esta região não está ativa durante a leitura de palavras. Em vez disso, os lobos frontais são mais ativos, resultando em grande esforço e incorporação de áreas de funcionamento executivo para leitura de palavras, em vez de compreensão do que está sendo lido (“Brain Scans Reveal Disruption in the Neural Circuitry of Children with Dyslexia”, 2003). Por exemplo, crianças que se concentram na decodificação durante a leitura não têm flexibilidade cognitiva para pensar sobre o significado semântico das palavras ou do texto como um todo (Chang, 2020).

Como podemos usar funções executivas para melhorar a compreensão da leitura?

Para que uma pessoa leia para aprender, ela deve primeiro dominar a leitura de palavras individuais. Uma vez alcançada a leitura de palavras, intervenções de compreensão de leitura podem ser implementadas para melhorar a compreensão do texto escrito.

As intervenções no funcionamento executivo são um método de tratamento de deficits de compreensão de leitura. Visar a memória de trabalho pode ajudar leitores com dificuldades a manter as regras fonéticas na memória durante a leitura, bem como ajudar a misturar sons em palavras desconhecidas (Perrachione et al., 2017). Demonstrou-se que as intervenções de flexibilidade cognitiva grafofonológico-semântica melhoram a compreensão da leitura (Cartwright et al., 2020). Para que as intervenções de funções executivas sejam eficazes na compreensão da leitura, elas devem incluir promover habilidades de leitura direta e exercícios direcionados à melhoria das funções executivas.

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