segunda-feira, 17 de abril de 2023

6 Caraterísticas para uma família saudável

Algumas características básicas de famílias saudáveis.  Se não sabemos o que é saudável, fica difícil identificar o que não é saudável,

Pode parecer fácil de identificar, mas, na verdade, muitos de nós desconhecemos o que torna uma família saudável ou normal. Palavras como “saudável” ou “não saudável” tornaram-se tão comuns, mas poucos de nós poderiam descrever as características necessárias para usar essas palavras em relação às famílias. 

Aqui estão seis características comuns de famílias ou sistemas sociais saudáveis:

1. Respeitar os limites emocionais e físicos saudáveis: Crianças e outros membros da família têm privacidade, e todos os membros entendem e respeitam isso. Em famílias saudáveis, os pais fazem a maior parte do trabalho emocional com seus filhos, modelando empatia , autocontrole e comportamentos apropriados em resposta a emoções ou estresse . O papel das crianças é aprender.

2. Ver cada membro da família como um indivíduo com uma opinião: Todos podem ter uma opinião e todos os membros da família devem respeitar e permitir que essas opiniões sejam expressas desde que sejam respeitosas, mesmo que os adultos tomem a decisão final. Em famílias onde há pouco espaço para opiniões divergentes, é comum que as crianças cresçam e se tornem adultos que não sabem quem são. Quando você sempre é ensinado como e o que pensar, é normal não saber como fazer isso por si mesmo.

3. Estabelecer regras e expectativas consistentes, justas e adequadas à idade: Todas as famílias têm regras e seria normal encontrar casas com conjuntos diferentes, mas regras inconsistentes ou inadequadas à idade criam um ambiente de confusão e caos. As crianças ainda estão crescendo e aprendendo, portanto, as expectativas de um cuidador em relação a elas não devem ser as mesmas que as expectativas de si mesmas ou de outros adultos.

4. Atender adequadamente às necessidades de cada pessoa: Todos os membros se preocupam com a saúde e o bem-estar dos outros, mas de maneira adequada à idade. Os pais cuidam emocionalmente dos filhos; Não o contrário. Da melhor forma possível, os outros membros também procuram atender às necessidades de seus outros membros da família.

5. Todos os membros da família se sentem seguros e protegidos: As crianças em uma família saudável se sentem seguras aprendendo, crescendo e cometendo erros. Eles têm uma compreensão saudável dos erros e entendem que não irão desafiar ou ameaçar sua segurança ou proteção. O amor é incondicional.

6. Esperar os erros e perdoá- los de forma saudável: Os familiares entendem que todos somos humanos aprendendo e crescendo. O conflito é tratado de maneira apropriada e segura, com adultos modelando maneiras apropriadas de administrar divergências e disputas. Essas famílias exploram os erros para entender e melhorar, em vez de envergonhar as pessoas por eles. As crianças entendem que serão punidas por comportamento inaceitável, mas também serão perdoadas por cometer erros, em vez de serem responsabilizadas por anos depois.

Reserve um momento para pensar sobre a história de sua família e se você se lembra de alguma das características acima. Muitas vezes, as pessoas que sofreram traumas na família de origem não terão essas experiências. Esta lista pode lhe dar uma ideia - se nenhum deles aconteceu em sua casa, isso pode ser um sinal de que as coisas estavam menos saudáveis.

Isoladamente, uma ou mais das características acima não fazer parte de sua família de origem não é em si disfuncional. Por exemplo, famílias diferentes podem ter ideias diferentes sobre se e como as crianças podem expressar suas opiniões com base na dinâmica familiar individual, como cultura, geração e outros fatores. Todos os itens acima também não precisam existir juntos para que uma família seja saudável.

Retirado de: https://www.psychologytoday.com/intl/blog/invisible-bruises/202304/6-characteristics-of-a-healthy-family

Publicado por Sérgio Miguel Gaspar Pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário