Um número crescente de
escolas em todo o mundo está suspendendo as aulas para ajudar a conter novas
contaminações pelo covid-19. Em face ao encerramento temporário de escolas, a
Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, publicou
10
recomendações sobre ensino a distância.
1 – Analise o público
alvo e escolha as melhores ferramentas
Escolha as tecnologias mais adequadas de acordo com os serviços de energia
elétrica e comunicações da sua área, bem como as capacidades dos alunos e
professores. Isso pode incluir plataformas na internet, lições de vídeo e até
transmissão através da televisão ou rádio.
2 – Assegure-se de que os programas são inclusivos
Implemente medidas que garantam o acesso de estudantes com
baixos rendimentos ou com deficiência. Considere instalar computadores da
escola na casa dos alunos e ajudar com a ligação à internet.
3 – Atente para a segurança e a proteção de dados
Avalie a segurança das comunicações online quando baixar
informação sobre a escola e os alunos na internet. Tenha o mesmo cuidado quando
partilhar esses dados com outras organizações e indivíduos. Garanta que o uso
destas plataformas e aplicações não violam a privacidade dos alunos.
4 – Dê prioridade a desafios psicossociais, antes de problemas educacionais
Mobilize ferramentas que conectem escolas, pais, professores e
alunos. Crie comunidades que assegurem interações humanas regulares, facilite
medidas de cuidados sociais e resolva desafios que podem surgir quando os
estudantes estão isolados.
5 – Organização do calendário
Organize discussões com os vários parceiros para compreender a
duração da suspensão das aulas e para decidir se o programa deve centrar em
novos conhecimentos ou consolidação de currículo antigo. Para organizar o
calendário é preciso considerar as áreas afetadas, o nível de estudos, as
necessidades dos alunos e a disponibilidade dos pais. Escolha metodologias de
ensino de acordo com as exigências da quarentena evitando métodos de
comunicação presencial.
6 – Apoie pais e professores
no uso de tecnologias digitais
Organize formações e orientações de curta duração para alunos e
professores. Ajude os docentes com as condições básicas de trabalho, com rede de
internet para aulas por videoconferência.
7 – Use diferentes abordagens
e limite o número de aplicações
Misture as várias ferramentas disponíveis e evite pedir aos
alunos e pais que baixem ou testem demasiadas plataformas.
8 – Crie regras e avalie a
aprendizagem dos alunos
Defina regras com pais e alunos. Crie testes e exercícios para
avaliar de perto a aprendizagem. Facilite o envio da avaliação para os alunos,
evitando sobrecarregar os pais.
9 – Defina a duração das unidades com base na capacidade dos
alunos
Mantenha um calendário de acordo com a capacidade dos alunos se
concentrarem sozinhos, sobretudo para aulas por videoconferência. De
preferência, cada unidade não deve exceder os 20 minutos para o ensino
primário e 40 minutes para o ensino secundário.
10 – Crie comunidades e
aumente a conexão
Crie comunidades de professores, pais e diretores de escolas
para combater o sentimento de solidão e desespero, facilitando a troca de
experiências e discussão de estratégias para enfrentar as dificuldades.
*Armênia
Azerbaijão
Barém
China
República Popular Democrática da Coréia
Geórgia
Irã
Itália
Japão
Kuwait
Líbano
Mongólia
República da Coréia
Emirados Árabes Unidos
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