segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O efeito de espetador

Uma das questões que por norma ouvimos de muitos membros da comunidade educativa é que as crianças e jovens de hoje não têm as características de outros tempos, certo que em parte essa afirmação pode estar correta, não nos podemos esquecer que existem pormenores no que se refere à psicologia social que nos levam a ter determinados comportamentos, ainda que não nos pareçam lógicos.

Em baixo deixamos um vídeo acerca do efeito de espetador (bystander effect), que apesar de estar em inglês dá para perceber bem a característica do fenómeno.

O efeito de espetador é um fenómeno que está na origem de muitos exemplos de não se ajudar desconhecidos numa aflição (neste vídeo numa das partes o ator grita mesmo por ajuda e ninguém o socorre). De acordo com os estudos verifica-se que quanto maior é o grupo em que a pessoa está ou pensa estar, menor será a probabilidade de ir ajudar o desconhecido. Uma das razões para este comportamento é a difusão da responsabilidade (ninguém pensa que a responsabilidade seja sua, pois outros também têm o direito de atuar). Assim se explica que muitas vezes sejam praticados atos hediondos perante uma multidão impávida e serena.

Sem comentários:

Enviar um comentário