Retirado de: UNESCO - Mudanças Positivas por meio do desenvolvimento de liderança
Os desafios da liderança estão em constante evolução, e a modernização da liderança e da gestão da Organização era um dos resultados esperados do processo de Transformação Estratégica.
O Programa de Desenvolvimento de Liderança Sênior foi desenvolvido para que os participantes desenvolvessem suas competências nos aspectos práticos da liderança e, até o momento, foi entregue a quase 70 líderes da Organização, tanto no campo quanto na Sede, entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020.
Os líderes foram incentivados a pensar sobre como envolver os outros na criação de uma visão e como liderá-los nas mudanças a serem implementadas. Eles tiveram a oportunidade de dar vida à comunicação necessária e outras habilidades, e de experimentá-las.
Pensando nos métodos de comunicação
Alguns aspectos se destacaram como sendo particularmente apreciados pelos participantes, como a utilização da metodologia do Peer Learning Group como mecanismo de aprendizagem individual e grupal.
Os Grupos de Aprendizagem por Pares também viram os participantes colocarem em prática métodos eficazes de escuta e de comunicação do tipo “puxar”, levando a uma maior consciência dos benefícios do diálogo aberto e da curiosidade. Esses princípios também sustentam a abordagem ágil, que foi recentemente colocada em prática pelo Setor de Educação.
Liderando em tempos desafiadores
A crise do COVID-19 veio logo após o workshop de liderança para todos os participantes, apresentando desafios de liderança sem precedentes. Uma comunidade de aprendizagem online forneceu um veículo útil para compartilhar materiais sobre tópicos relacionados ao programa e a algumas das questões específicas de liderança durante esses tempos desafiadores.
Os participantes iniciaram o programa de 5 dias completando um processo de feedback 360 °, proporcionando uma oportunidade de autoavaliação e aumento da autoconsciência por meio do recebimento de feedback de colegas e subordinados, além de supervisores. O processo, gerenciado por um provedor externo para garantir total confidencialidade, foi baseado em um questionário estruturado em torno dos principais tópicos do programa, que foram moldados pelo feedback da Pesquisa Global de Funcionários da Organização em 2018 e pela Estrutura de Liderança do Sistema das Nações Unidas.
Uma sessão de coaching individual garantiu que os participantes obtivessem insights e fizessem uma abordagem reflexiva do feedback 360 °, considerando o que isso lhes dizia sobre como seu estilo de liderança era percebido pelos outros e como eles poderiam usar essa consciência aumentada. O treinamento cobriu tópicos como gerenciamento de mudanças, coaching e gerenciamento de conflitos. O workshop foi construído em torno de uma série de metodologias de aprendizagem para manter o processo de aprendizagem dinâmico e permitir que os participantes se envolvam com as questões em diferentes ambientes.