Os especialistas em assuntos de pessoal e informação profissional executam tarefas relacionadas
com a política de pessoal, tais como análise e qualificação de funções, orientação profissional,
recrutamento e desenvolvimento de recursos humanos, carreiras profissionais, composição dos
salários e avaliação de mérito.
As tarefas consistem em:
a) Aconselhar e exercer diversas tarefas em matéria de administração e gestão de pessoal,
relacionadas com o recrutamento, colocação, formação e promoção dos trabalhadores, seguros de
acidentes de trabalho e doenças profissionais, relações profissionais ou outros aspectos da política
de pessoal;
b) Elaborar manuais de informação profissional, bem como sistemas de classificação das
profissões;
c) Dar pareceres e elaborar trabalhos sobre aspectos referidos nas alíneas anteriores em domínios
como os da administração do pessoal, estudo e planificação em matéria de mão-de-obra,
formação, informação e orientação profissional;
d) Estudar casos individuais e aconselhar os interessados sobre as perspectivas de emprego,
escolha de uma carreira e formação complementar;
e) Executar outras tarefas similares;
f) Coordenar outros trabalhadores.
Profissões inseridas neste Grupo Base:
2.4.1.2.05 - Técnico de Recursos Humanos
2.4.1.2.10 - Conselheiro de Orientação Profissional
2.4.1.2.90 - Outros Especialistas em Assuntos de Pessoal e Informação Profissional
Sem comentários:
Enviar um comentário