quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Ano Letivo 2021/2022 desafios para o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento Escolas Pinheiro e Rosa

 Os Serviços de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar (SPO) constituem-se como um recurso da escola que concorre para a concretização dos desafios da Estratégia 2030, no que respeita à melhoria do sucesso educativo, à redução do abandono escolar precoce, à atratividade do ensino profissional e à melhoria do ajustamento entre as competências dos jovens e as necessidades do mercado de trabalho.

No ano letivo de 2021/2022 irá colaborar com toda a comunidade educativa na implementação das diferentes medidas definidas no âmbito da escola mais 21 23 no sentido colaborar para uma efetiva melhoria das aprendizagens, orientadas para o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas.
O Plano Anual de Atividades do SPO irá incidir três eixos estruturantes de atuação:
– 1) Intervenção Direta (utilizando a abordagem multinível);
– 2) Apoiar a Comunidade Educativa (integrando diferentes equipas de trabalho, tais como Rede de Escolas PNPSE (Programa Nacional Promoção Sucesso Escolar), EMAEI, Apoio tutorial, PES & Saúde Escolar - Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde; Rede de Escolas para a Educação Intercultural, Escolas Ubuntu, "E depois da Escola - Agrupamento Amigo da Atividade Física");
3) Colab (consultoria como modalidade de intervenção) - O Profissional de Psicologia Escolar irá participar na reflexão e clarificação sobre os procedimentos e estratégias a utilizar na construção ou readaptação de metodologias facilitadoras à implementação das medidas de educação inclusiva, irá promover o envolvimento da comunidade educativa em particular da família enquanto interlocutores significativos na construção de soluções para a resolução das dificuldades de desenvolvimento, de comportamento e aprendizagem dos seus educandos, irá colaborar com os docentes na implementação /Identificação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão definidas ou a definir no RTP/PEI/PIT, irá aferir de que forma o SPO em cada momento poderá promover o o envolvimento de todos os agentes da comunidade educativa, colaborando ainda no encaminhamento ou referenciação para serviços de saúde, segurança ou judiciais.


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