terça-feira, 10 de outubro de 2017

Dia Mundial da Saúde Mental


Mensagem da Prof.ª Sílvia Palma, Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Aluno e do Psicólogo Rodrigo Fragoso do Serviço de Psicologia e Orientação da AEPROSA.

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental e não quisemos deixar de o assinalar no AEPROSA. 

Vivemos tempos muito agitados, em que não paramos para desfrutar o "aqui e agora", é tudo à pressa...sem tempo até para respirar. E é isso que vos desafiamos a fazer, respirar! Sim... respirar com consciência. Apreciar o resultado e, se possível, ir praticando com regularidade.

Depois transcrevo as palavras do "nosso" psicólogo Rodrigo Fragoso, que vos desafia à prática da respiração quadrada:

"A respiração consciente supõe uma maneira valiosa de restabelecer a calma e o equilíbrio interior ante contratempos emocionais. Quando sentimos o ir e vir da nossa respiração, a nossa perspetiva muda por completo. Podemos ver as coisas com maior clareza e agir a partir do equilíbrio interno em vez de sermos sacudidos para cá e para lá pelas agitações da própria mente.
Quando focalizamos a nossa energia-atenção na respiração conseguimos serenar o corpo e a mente de imediato. Vemos as coisas com maior clareza e com uma perspetiva mais ampla.
Assim o desafio para hoje é a pratica diária da respiração quadrada, pelo menos 5 vezes consecutivas. Como?
A respiração quadrada é um exercício de origem ióguica que tem extraordinários benefícios para o psicocorpo. Para isso, vais inspirar contando interiormente o tempo que demoras na inspiração. Suponhamos que contas até 4, retens o ar nos pulmões cheios durante o mesmo espaço de tempo que a inspiração, ou seja, 4, expiras o ar seguindo a mesma simetria de contar,4, e mantens-te com os pulmões vazios, sem inspirar, durante os mesmos 4 segundos.
Como poderás comprovar, vais manter a tua atenção focada nestes quatro passos que constituem a tua respiração, de maneira a que cada movimento seja harmonioso e não seja necessário aplicar nenhum esforço, mas sim, realizá-lo apenas com atenção e consciência.
Pode-se praticar sentado, mantendo as costas direitas, ou deitados no chão, mas o melhor é transportar o aprendido para diferentes momentos da vida quotidiana."

Cumprimentos saudáveis,

Sem comentários:

Enviar um comentário