Caros leitores,
em virtude de na próxima semana iniciarmos as ações de sensibilização "Novas Tecnologias: Do Abuso à Dependência" e de observarmos com frequência nos nossos alunos alguns dos comportamentos abaixo listados, deixamos aqui um pequeno resumo dos critérios de diagnóstico do manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (DSM V). Destacamos que um fator de risco para o jogo patológico é gosto pelo jogo na infância e adolescência.
Recomendamos ainda o visionamento da reportagem de Patrícia Pedrosa da RTP
Alertamos que qualquer diagnóstico só pode ser feito por um profissional, devidamente credenciado para o efeito. O referido no texto abaixo deverá servir como indicador de alerta para a consulta com o referido profissional.
- Necessidade de jogar com quantias de dinheiro crescentes de modo a atingir a excitação desejada.
- Inquietação ou irritabilidade quando tenta reduzir ou parar de jogar.
- Preocupação frequente com o jogo (por exemplo, pensamentos persistentes de reviver experiências prévias com o jogo, desvantagens ou planeamento dos próximos jogos, pensar em formas de obter dinheiro para jogar).
- Jogo frequente quando se sente angustiado (sentimento de desespero, culpabilidade, ansiedade, depressão).
- Após perdas de dinheiro no jogo, regressa muitas vezes noutro dia para as recuperar («resgate» das próprias perdas).
- Mentir ou dissimular a extensão do envolvimento com o jogo.
- Prejudicou ou perdeu relações significativas, emprego ou oportunidades de carreira ou académicas devido ao jogo.
- Depende de terceiros para obter o dinheiro para aliviar as situações financeiras desesperadas causadas pelo jogo.
Fatores de risco: O jogo que começa na infância ou no início da adolescência está associado a taxas de prevalência aumentadas de jogo patológico. O jogo patológico parece estar relacionado com a perturbação antissocial da personalidade, perturbações depressivas e bipolares, outras perturbações relacionadas com o uso de substâncias, particularmente com as perturbações de uso de álcool.
Consequências funcionais do jogo patológico: O funcionamento das áreas psicossocial, saúde e saúde mental pode ser afetado negativamente pelo jogo patológico. Especificamente, indivíduos com o jogo patológico podem, devido ao seu envolvimento com o jogo, prejudicar ou perder relações importantes com membros da família ou amigos. Tais problemas podem ocorrer devido a repetidas mentiras aos outros para esconder a extensão do envolvimento com o jogo, ou pelo pedido de dinheiro que é usado para jogar ou para pagar dívidas de jogo. O emprego ou atividade educativas podem também ser negativamente afetados pelo jogo patológico; absentismo ou baixo rendimento no trabalho ou na escola podem ocorrer em indivíduos com jogo patológico, podendo estes jogar durante o horário de trabalho ou escolar ou estar preocupados com o jogo ou com as suas consequências desfavoráveis quando deviam estar a trabalhar ou a estudar.
Sem comentários:
Enviar um comentário