Os CEF podem ser indicados para ti se te encontras nas seguintes condições: - idade igual ou superior a 15 anos; - habilitações escolares inferiores ao 2.º e 3.º ciclos ou ensino secundário ou o ensino secundário já concluído; - ausência de certificação profissional ou interesse na obtenção de uma certificação profissional de nível superior à que já possuis.
Qual o objetivo
Os CEF incentivam-te ao prosseguimento de estudos/formação e permitem que possas adquirir competências profissionais, através de soluções flexíveis, de acordo com os teus interesses e as necessidades do mercado de trabalho local. O que são Os CEF são percursos formativos organizados numa sequência de etapas de formação (desde o tipo 1 ao tipo 7), consoante as tuas habilitações de acesso e a duração das formações.
Independentemente da tipologia, todos os CEF integram quatro componentes de formação:
- Sociocultural; - Científica; - Tecnológica; - Prática.
A matriz curricular dos cursos de Tipo 1, 2 e 3 é a seguinte:
|
|
A matriz curricular dos cursos de Tipo 4, 5, 6, 7 e do Curso de Formação Complementar é a seguinte: |
|
* Disciplinas/domínios de suporte científico à qualificação profissional por ti desejada. Áreas de formação Os CEF são da responsabilidade conjunta do Ministério da Educação e da Ciência (MEC) e do Ministério da Economia e do Emprego (MEE). Nos estabelecimentos de ensino sob tutela do MEC funcionam cursos integrados nas seguintes áreas de formação: |
Informação retirada de http://www.anqep.gov.pt/default.aspx a 05-04-2016
Sem comentários:
Enviar um comentário